0

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?



Você já deve ter se perguntado, alguma vez na sua vida, qual a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo. Bem, cá estou eu para sanar suas dúvidas.

Vegetarianismo

O vegetarianismo é uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, a qual as pessoas podem adotar por diversos motivos: seja por desejar uma alimentação saudável, questões médicas ou pela causa animal. Ou seja, a única alteração que uma pessoa precisa fazer para se tornar vegetariano é parar de comer carne, leite e derivados e qualquer outro alimento que seja de origem animal. Entretanto, existem quatro tipos de vegetarianismo:

  • Vegetarianismo restrito: não admite a ingestão de qualquer alimento de origem animal, como carne, leite, queijo, mel etc.
  • Ovolactovegetarianismo: não admite a ingestão de carne, mas permite que se alimente de ovo e leite e derivados.
  • Lactovegetarianismo: não admite a ingestão de carne nem ovo, mas permite leite e derivados.
  • Ovovegetarianismo: não admite a ingestão de carne nem leite e derivados, mas permite a de ovo.

Veganismo


Veganismo é um estilo de vida com viés mais político. Uma pessoa vegana, além de não comer nada de origem animal, também não usa roupas de couro, cosméticos (creme de cabelo, maquiagem etc) testados em animais, remédios testados em animais, e até mesmo pincéis feitos de pelos de animais.

Ao contrário do vegetarianismo, o veganismo não tem ramificações (até onde eu sei), justamente por ser um a ideologia mais radical. Entretanto, já vi pessoas que não comem nem usam nada de origem animal, mas comem ovo ou leite, por exemplo. Não vejo problema em chamá-las de "ovolactoveganas", "ovoveganas" ou "lactoveganas". O mundo e as pessoas estão sempre em transformação e neologismos são sempre bem-vindos. Quem sabe não surge um novo termo para quem come só mel? "Melovegetarianos"?

0 comentários:

Postar um comentário