Diferença entre Lebres e Coelhos
Existem cerca de 28 espécies de coelhos, e por volta de 30 tipos de lebres. Eles pertencem à mesma família de animais, a dos leporídeos.
Onde vivem os coelhos e as lebres
As diferentes espécies de coelhos e de lebres vivem em diversos ambientes por todo o mundo. Alguns tipos abrigam-se perto de arbustos. Outros podem ser encontrados em locais montanhosos, em planícies, em pântanos e até no gelado Ártico.
Características físicas
Tanto coelhos como lebres possuem orelhas compridas. Eles também têm olhos grandes, dentes fortes e olfato sensível. O lábio superior é dividido em dois.
Em geral, as lebres são maiores e mais pesadas que os coelhos. Elas medem de 20 a 50 cm de comprimento. Normalmente, as lebres têm orelhas mais compridas e patas traseiras maiores do que as dos coelhos.
O pelo de lebres e coelhos é em geral marrom ou acinzentado. Muitas lebres costumam ficar brancas durante o inverno. A pelagem dos coelhos, porém, é da mesma cor durante o ano todo.
Comportamento
Muitas espécies de lebres e de coelhos vivem sós. Algumas vivem em grupos em tocas subterrâneas chamadas coelheiras.
Os coelhos e as lebres são vegetarianos e podem causar muitos danos a plantações.
Aves de rapina, mamíferos e répteis são seus predadores naturais. Os coelhos e as lebres usam sua habilidade de correr e de saltar para escapar deles.
Reprodução
As fêmeas de lebre podem ter duas ou três ninhadas por ano. A cada vez nascem entre um e sete filhotes. Os recém-nascidos abrem os olhos e conseguem saltar poucos minutos após o nascimento.
As fêmeas de coelho também têm várias ninhadas ao ano; em cada uma delas nascem de cinco a oito filhotes. Os recém-nascidos são cegos e indefesos e ficam com a mãe por cerca de três semanas.
0 comentários:
Postar um comentário