0

Diferença entre Leopardo e Guepardo

Leopardo

Esses grandes felinos habitam na África(florestas tropicais, úmidas e nas savanas), na Ásia (principalmente na Índia, e eventualmente no Afeganistão) e no Oriente Médio (regiões semi-desérticas). É um animal de fácil adaptação a diferentes climas.

Os leopardos podem atingir os 2 metros de comprimento, e chegam a pesar de 40 a 70 kg. A cor dos leopardos é uma mescla de amarelo, branco e preto e sua cauda é maior do que a da onça-pintada, por exemplo.

Esses animais têm hábitos noturnos, sendo que durante o dia dormem por horas, e cuidam de sua pelagem, normalmente se lambendo como os gatos. Passam o dia em troncos de árvores, onde sobem com muita facilidade. Vivem sozinhos e só invadem o território das fêmeas durante o período de reprodução.

Os leopardos alimentam-se de diversos animais, dependendo da região em que habitam, como: antílopes, javalis, gazelas, impalas, cervos, macacos, gnus, coelhos, cobras, veados, insetos e alguns roedores. Eventualmente atacam rebanhos, vitimando cabras e gados (ainda pequenos). Ao perseguirem sua presa, podem atingir velocidade próxima de 70 km/h, apesar de preferirem emboscadas calculadas, para evitar um esforço maior.

Para evitar que outros predadores como hienas ou leões tirem proveito de sua presa, o leopardo pode fazer uso de sua força para transportar a carniça para o alto das árvores. É capaz de erguer um peso de até três vezes o próprio peso.

A reprodução dessa espécie acontece entre os meses de fevereiro e março, quando macho e fêmea caminham em busca de um parceiro. Após o acasalamento, macho e fêmea se afastam, sendo que toda a responsabilidade pela alimentação das crias é da fêmea, até que os filhotes cresçam e tenham condições de caçar sozinhos. A gestação dura de 90 a 105 dias, e em cada ninhada costuma nascer de 2 a 5 filhotes.

Todas as espécies de leopardo estão em perigo de extinção, principalmente pela caça com o objetivo de obter sua pele, de grande valor econômico, utilizada para confecção de vestuário e artigos de couro.

Guepardo


Acinonyx jubatus é o nome científico da chita ou guepardo, também conhecido como lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia. Fisicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição. 

É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de tácticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla. Consegue atingir velocidades de 100 a 105 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de 400 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, porém em uma certa ocasião, avistou-se um guepardo que correu atrás de sua presa por 640 metros em 20 segundos, (medidos com um cronômetro), e 73 metros em aproximadamente dois segundos - 115,2 e 131,4 km/h respectivamente.

O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdomen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pelo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajeto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm. 

Têm uma variabilidade genética geralmente baixa, além de uma contagem de esperma anormalmente alta. Pensa-se que foram obrigadas a um período prolongado de procriação consanguínea depois de passarem por um evento populacional designado por efeito de gargalo genético. Eles são uma espécie rara e importante, além de serem seres bonitos e rápidos, são muito caçados, principalmente para fazer casacos de pele e tapetes luxuosos.

0 comentários:

Postar um comentário